
Pesquisa da CNM concluiu que capital goiana tem 1 carruagem para cada 2,42 habitantes; No número de motos, a cidade fica em 4º no ranking, com 291.613 veículos. Pesquisa aponta que Goiânia tem a 6ª maior frota de carros do Brasil
Um estudo da Confederação Vernáculo de Municípios (CNM) concluiu que Goiânia, apesar de ter a 11ª maior população do país, já é a cidade com a 6ª maior frota de carros do Brasil, com 605,3 milénio veículos circulando. Já em relação às motos são 291,6 milénio, ocupando o 4ª lugar no ranking. Enquanto a média vernáculo é de 1 carruagem para 3,89 habitantes, na capital goiana a proporção é de 1 para 2,42 habitantes.
Segundo Marcos Rotten, perito em trânsito, o aumento de veículos ocasiona a queda no índice de qualidade de vida e pode gerar vários problemas urbanos.
“Isso vai trazendo uma supertolatação da cidade, das ruas. Quando você vai morar em um lugar, você tem que pensar na sua mobilidade. Uma vez que é que eu vou me locomover? E a cidades têm que se planejar também. Ou seja, uma política urbana para incentivar o adensamento, para as pessoas morarem mais próximas para evitar o grande deslocamento”, disse.
A pesquisa da CNB foi divulgada em junho pela instituição. O estudo cruzou dados do Instituto Brasílico de Geografia e Estatística (IBGE) e do Departamento Vernáculo de Trânsito (Denatran). Conforme o Denatran, a frota de carros do país aumentou 3,30% em relação ao ano pretérito. Já a de motos subiu 3,44%.
Com relação ao número de carros, Goiânia fica detrás das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. Já em relação às motos, a capital goiana só perde para a capital paulista, Rio de Janeiro e Fortaleza. A pesquisa também revelou que em 48, dos 246 municípios goianos há mais motos do que carros.
O profissional autônomo Nelito Soares da Silva afirma que tem susto de que a frota aumente ainda mais e o trânsito de Goiânia fique ainda mais complicado. Ele afirma que utiliza o carruagem porque tem que percorrer grandes distâncias e o transporte público não demonstra eficiência. “É péssimo, se todo mundo for ter dois, três [carros], o trânsito congestiona”, desabafou.
Goiânia tem mais de 605 milénio carros circulando no trânsito
TV Anhanguera/Reprodução
E os ônibus?
A frota de ônibus de Goiânia não segue a mesma proporção e ocupa, segundo o levantamento da CNM, o 8º lugar no ranking das cidades do país, com 6,7 milénio veículos. A população, volta e meia, reclama que o número de ônibus e circulando no sistema de transporte coletivo da cidade é insuficiente. As empresas, por sua vez, afirmam que cumprem o que rege o contrato.
O estudo afirma que o transporte coletivo, por meio de ônibus, permite a utilização eficiente do espaço urbano, já que os ônibus ocupam espaço menor na malha viária e são responsáveis por transportar 70% da população. A frota brasileira de ônibus coletivos totaliza 616 milénio veículos.
São Paulo é a cidade com a maior frota de ônibus, com 44,7 milénio veículos, 25,6% do totalidade do país. A cidade é seguida por Rio de Janeiro, com 17,4 milénio, Brasília, com 12,4 milénio, Salvador e Belo Horizonte, ambas com 8,7 milénio, Manaus, 7,6 milénio, Belo Horizonte, 7,1 milénio e em 8º lugar Goiânia, com 6,7 milénio.
População que tem carruagem não usa ônibus por conta de superlotação, em Goiânia
TV Anhanguera/Reprodução
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
Fonte
Internacional
Entretenimento
Esportes
Saúde
Tecnologia
Viagem & Gastronomia
Auto
LifeStyle
Eleições 2024
Apuração
Apuração nas Cidades
Índice CNN
Raio-X dos Candidatos
Governo Lula
Câmara dos Deputados
Senado Federal
Supremo Tribunal Federal
Políticas Públicas
Educação
Segurança
Clima
Meio Ambiente
Auxílio Brasil
São Paulo
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Brasília
Mercado
Investimentos
Cotações
Banco Central
Bolsa de Valores
Imposto de Renda
Finanças Pessoais
Loterias
Sustentabilidade
© Copyright 2024 Folha BH – Designer by MinhaVinheta