
Todo poderoso, o Corinthians não respeita divisas. De congraçamento com levantamento do Paraná Pesquisas, encomendado pelo UmDois Esportes, o time paulista é indiscutivelmente o mais popular entre torcedores de futebol ou simpatizantes em seis das nove maiores cidades do Paraná.
O Timão lidera em Londrina (Setentrião), Maringá (Noroeste), Ponta Grossa (Campos Gerais), Cascavel e Foz do Iguaçu (Oeste) e também em Guarapuava (Núcleo-Sul). Somente na capital Curitiba e em Colombo e São José dos Pinhais, que fazem segmento da Região Metropolitana, o time paulista não é dominante – mas ainda assim sempre ocupa lugar no top 3, à frente do sítio Paraná Clube.
O mais impressionante: o Corinthians lidera com vantagem média de 5,6 pontos percentuais para os segundos colocados nas principais cidades paranaenses. A principal diferença ocorre em Londrina, onde bate o Palmeiras por 9,6%. A menor aparece em Foz do Iguaçu, onde supera o Flamengo por 1,2% – o que representa empate técnico dentro da margem de erro de 2,2%. Veja os detalhes nos infográficos inferior.
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ToggleA força do Corinthians e outros forasteiros, principalmente Flamengo e Palmeiras, não dá chance de disputa para os principais times paranaenses no próprio estado. A dupla Atletiba domina somente em seu reduto e áreas próximas, mas não consegue se impor nem sequer em Ponta Grossa, localizada a 114 km de distância da capital.
Na Princesa dos Campos, Athletico (2,3%) e Coritiba (1,5%) ficam em sétimo e oitavo lugares. Já em Guarapuava, distante 256 km de Curitiba, o Furacão representa 3,9% da torcida – melhor resultado do clube nas principais cidades do Interno. Mesmo assim, somente em sexto lugar no ranking da cidade, enquanto o Coxa é o oitavo (2,2%), atrás do gaúcho Grêmio.
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Em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, o repúdio aos times é ainda mais evidente. Rubro-Preto e Alviverde estão tão enfraquecidos que não conseguem somar um ponto percentual completo onde o domínio é corintiano, palmeirense e flamenguista.
“Fica muito evidente a força da dupla Atletiba em torno de Curitiba. Saiu, praticamente, da capital, essa força cai, o que é muito ruim para eles. Fica muito simples que há uma força das equipes paulistas a partir de Ponta Grossa”, cita Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas.

Em 2009, uma iniciativa inovadora mudou o nome do pequeno J. Malucelli para Corinthians Paranaense, justamente para tentar explorar a potência alvinegra no estado. A parceria, no entanto, durou somente até 2012, quando o time do empresário Joel Malucelli voltou a utilizar a nomenclatura antiga.
Curiosamente, a localização do clube, no bairro ao lado do Parque Barigüi, em Curitiba, pode ter pesado para termo prematuro. “Na verdade, a gente não conseguiu transferir esses torcedores. Não pegou. Infelizmente, foi um projeto que não deu evidente. O Corinthians já era muito potente no estado naquela época, mas não conseguimos envolvê-los porque na capital, queira ou não queria, era Athletico, Coritiba e Paraná”, comenta Malucelli, que talvez teria mais sucesso caso o projeto fosse sediado fora da região de Curitiba.

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